sábado, 22 de setembro de 2012

Sobre o PIBID de Matemática


O PIBID–Matemática, Subprojeto da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina vinculado ao Projeto PIBID–Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/2009, tem contribuído para a formação de alunos universitários, influenciando na formação continuada dos professores de ensino médio que atuam como supervisores destes alunos e algumas ações que estão ocorrendo nas Escolas Públicas Estaduais nas quais o projeto está inserido. De maneira geral, a principal característica do PIBID, que constitui uma parceria entre Governo Federal, Universidade Pública e Escola Pública, é a valorização dos processos de produção do saber docente a partir da prática cotidiana.O PIBID–Matemática da UEL/2009 dá ênfase à cooperação e troca de experiências entre o profissional professor, quer seja o futuro professor, hoje licenciando em matemática, quer seja o praticante, professor de matemática em exercício, da educação básica, interferindo também na formação dos alunos do colégio em que atua.


Na UEL, esta primeira etapa do PIBID englobou seis Cursos de Licenciatura, envolvendo 10 Colégios Estaduais; atingindo diretamente 4871 alunos matriculados no Ensino Médio. Particularmente, o Subprojeto da Licenciatura em Matemática envolve dois Colégios Estaduais, o Colégio de Aplicação da UEL e o Colégio Estadual Vicente Rijo, três professores supervisores e 24 bolsistas de graduação.
No tocante a este subprojeto, a idéia principal da proposta é possibilitar a imersão plena do aluno de licenciatura nas escolas públicas estaduais, fazendo-o atuar em diversos momentos do cotidiano escolar, permitindo que possa vislumbrar a complexidade e variedade do ambiente educativo, com a participação diária em suas atividades, quer de formação, quer de cunho administrativo. Assim, pretende-se agir duplamente na formação deste profissional, o professor de matemática do ensino básico. De um lado, pensado como professor em formação e futuro professor, o estudante de licenciatura; de outro lado, também pensado como profissional que atua há algum tempo no ensino básico de matemática nas escolas públicas, mas que, por esse mesmo motivo, possivelmente encontra-se afastado das inovações metodológicas, pedagógicas e tecnológicas que os futuros professores podem possuir. Ou seja, o projeto PIBID promove a valorização tanto do aluno universitário do curso de Licenciatura em Matemática como do professor de matemática efetivo da escola pública, incentivando a troca de experiências entre estes dois grupos heterogêneos.
O envolvimento de diferentes atores neste cenário – alunos bolsistas de iniciação à docência, supervisores, coordenadores e equipe de apoio – embasado a partir de um trabalho subsidiado em diálogos que visam a construção de saberes colaborativos tem se mostrado extremamente positivo.
Os bolsistas que atuaram no Colégio de Aplicação e no Colégio Vicente Rijo durante o ano de 2011, tiveram oportunidade de participar de diversas atividades, entre as quais podemos destacar: estudo do planejamento anual dos conteúdos do ensino médio da disciplina de matemática, observação e regência de aulas regulares junto às turmas do professor supervisor e também de colaboradores da equipe de matemática, atendimento coletivo e individualizado às necessidades dos alunos regulares e, principalmente, atuando junto a alunos do processo de inclusão na escola, montagem e correção de atividades dirigidas, preparação de avaliações de conteúdos trabalhados, preparação de avaliação específica para alunos com deficiência visual, anotações nos livros de chamada, feedback das avaliações e atividades planejadas, auxílio na análise dos livros didáticos para o E.M., para a escolha dos livros do PNLD 2011, preparação de aulas e aplicação no Laboratório de Informática do colégio, trabalho na sala de apoio para alunos do ensino médio com dificuldades de aprendizagem. Foi notável o aproveitamento destas aulas por parte dos alunos dos Colégios que se dispuseram a participar da Sala de Apoio, e os resultados puderam se refletir em suas avaliações, notas e médias posteriores ao reforço.
No segundo semestre de 2011, com a chegada de alguns materiais solicitados no projeto PIBID, os alunos bolsistas confeccionaram jogos matemáticos para os Laboratórios de Matemática do PIBID dos Colégios.
Durante todo o primeiro semestre de 2011 foram realizadas diversas reuniões entre os alunos bolsistas, o supervisor e também com a coordenadora do Projeto, que prestou todo o suporte necessário às intervenções do professor supervisor e dos alunos bolsistas. Também foi de relevante ajuda a participação dos outros professores de Matemática dos Colégios, que acolheram o PIBID na Escola e colaboraram cedendo o espaço de suas aulas para a aplicação do Projeto. As direções do Colégio de Aplicação – UEL e do Colégio Vicente Rijo também ofereceram todo o suporte necessário, pedagógico e logístico, a fim de proporcionar o melhor aproveitamento possível das propostas do Projeto PIBID de Matemática.
Concluindo, os objetivos principais do Projeto PIBID de Matemática foram alcançados, visto que:
  • a participação e a vivência do bolsista na Escola, no contato com os alunos, outros professores, direção, equipe pedagógica e outros profissionais da educação foi constante e efetiva;
  • a interação com os alunos da Escola foi demais significativa, pois o contato se deu, com cada turma, pelo menos uma aula a cada semana;
  • a integração do bolsista como participante do processo ensino-aprendizagem na Escola foi de grande importância para o futuro professor, que teve a oportunidade de vivenciar todo o cotidiano escolar, nas aulas, preparação de aulas e atividades, processo de correção e identificação de dificuldades, tomada e retomada de procedimentos com propósitos coletivos e também individualizados;
  • outro objetivo importante alcançado no projeto PIBID de Matemática no Colégio de Aplicação foi o aprimoramento dos professores de matemática da Escola que trabalharam com os alunos bolsistas, quanto a novos métodos de ensino-aprendizagem. Esta experiência serviu, também, como reciclagem destes professores do Ensino Médio que, na maioria dos casos, estavam há algum tempo afastados das discussões sobre o ensino da Matemática dentro da Universidade Estadual de Londrina;
  • também a participação na parte burocrática do dia a dia escolar foi efetiva, nas freqüências dos alunos, nas notas das avaliações dos mesmos e nos conteúdos trabalhados.
Assim, todo bolsista participante do projeto pode experimentar ser professor, num processo contínuo e com alto grau de proximidade com o efetivo ofício do educador.

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho

Um comentário:

  1. matematicanorecreio.blogspot.com.br

    Quando tiverem um tempinho, visitem. Um blog sobre curiosidades matemáticas, em uma linguagem acessível e democrática.

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