Aprender
a ler problemas em matemática
Kátia Stocco Smole é
doutora em Educação pela FEUSP, na área de ensino de matemática. Maria Ignez
Diniz é professora doutora do IME/USP e da FEUSP.
Ambas coordenam o grupo de formação e pesquisa Mathema, de São Paulo. É freqüente os professores acreditarem que as dificuldades apresentadas por seus alunos em ler e interpretar um problema ou exercício de matemática, estejam associadas a pouca competência que eles têm para leitura. Também é comum a concepção de que se o aluno tivesse mais fluência na leitura nas aulas de língua materna, consequentemente ele seria um melhor leitor nas aulas de matemática.
Ambas coordenam o grupo de formação e pesquisa Mathema, de São Paulo. É freqüente os professores acreditarem que as dificuldades apresentadas por seus alunos em ler e interpretar um problema ou exercício de matemática, estejam associadas a pouca competência que eles têm para leitura. Também é comum a concepção de que se o aluno tivesse mais fluência na leitura nas aulas de língua materna, consequentemente ele seria um melhor leitor nas aulas de matemática.
Embora tais afirmações
estejam em parte corretas, pois ler é um dos principais caminhos para
ampliarmos nossa aprendizagem em qualquer área do conhecimento, consideramos
que não basta atribuir as dificuldades dos alunos em ler problemas à sua pouca
habilidade em ler nas aulas de português. A dificuldade que os alunos encontram
em ler e compreender textos de problemas estão, entre outras coisas, ligadas a
ausência de um trabalho pedagógico específico com o texto do problema, nas
aulas de matemática.
O estilo nos quais geralmente
os problemas de matemática são escritos, a falta de compreensão de um conceito
envolvido no problema, o uso de termos específicos da matemática e que,
portanto, não fazem parte do cotidiano do aluno, e mesmo palavras que têm
significados diferentes na matemática e fora dela - total, diferença, ímpar,
média, volume, produto - podem se constituir em obstáculos para que a
compreensão ocorra.
Para que tais dificuldades sejam superadas e até, para que não surjam dificuldades é preciso alguns cuidados com a proposição dos problemas desde o início da escolarização até o final do Ensino Médio. Cuidados com a leitura que o professor faz do problema, cuidados em propor tarefas específicas de interpretação do texto de problemas, ter enfim um conjunto de intervenções didáticas destinadas exclusivamente a levar os alunos a lerem problemas de matemática com autonomia e compreensão.
Neste artigo pretendemos indicar algumas intervenções que temos utilizado em nossas ações junto a alunos e professores e que têm auxiliado a tornar os alunos melhores leitores de problemas.
Para que tais dificuldades sejam superadas e até, para que não surjam dificuldades é preciso alguns cuidados com a proposição dos problemas desde o início da escolarização até o final do Ensino Médio. Cuidados com a leitura que o professor faz do problema, cuidados em propor tarefas específicas de interpretação do texto de problemas, ter enfim um conjunto de intervenções didáticas destinadas exclusivamente a levar os alunos a lerem problemas de matemática com autonomia e compreensão.
Neste artigo pretendemos indicar algumas intervenções que temos utilizado em nossas ações junto a alunos e professores e que têm auxiliado a tornar os alunos melhores leitores de problemas.
A leitura dos problemas
com alunos no início da alfabetização
Quando os alunos ainda não
são leitores o professor lê todo o problema para eles e, como leitor auxilia os
alunos lendo o problema, garantindo que todos compreendam, cuidando para não
enfatizar palavras chave e usar qualquer recurso que os impeça de buscar a
solução por si mesmos. Mas há outros recursos dos quais o professor pode se
valer para explorar alfabetização e matemática enquanto trabalha com problemas.
Um deles é escrever uma cópia do problema no quadro e fazer com os alunos uma leitura cuidadosa. Primeiro do problema todo, para que eles tenham idéia geral da situação, depois mais vagarosamente, para que percebam as palavras do texto, sua grafia e seu significado.
Propor o problema escrito e fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
Um deles é escrever uma cópia do problema no quadro e fazer com os alunos uma leitura cuidadosa. Primeiro do problema todo, para que eles tenham idéia geral da situação, depois mais vagarosamente, para que percebam as palavras do texto, sua grafia e seu significado.
Propor o problema escrito e fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
· quem pode me contar o problema novamente?
·
há alguma palavra nova ou desconhecida?
·
do que trata o problema?
·
qual é a pergunta?
Novamente o cuidado nessa
estratégia é para não resolver o problema pelos alunos durante a discussão e
também, não tornar esse recurso uma regra ou conjunto de passos obrigatórios
que representem um roteiro de resolução. Se providenciar para cada aluno uma folha
com o problema escrito, o professor pode ainda:
·
pedir aos alunos que encontrem e circulem determinadas palavras;
· escrever na lousa o texto do problema sem algumas palavras, pedir
para os alunos em duplas olharem seus textos, que devem ser completos, e
descobrirem as palavras que faltam. Conforme as palavras são descobertas os
alunos são convidados a ir ao quadro e completar os espaços com as palavras
descobertas.
Em todos esses casos o
professor pode escolher trabalhar com palavras e frases que sejam
significativas para os alunos ou que precisem ser discutidas com a classe,
inclusive aquelas que se relacionarem com noções matemáticas. Os problemas são
resolvidos após toda a discussão sobre o texto, que a essa altura já terá sido
interpretado e compreendido pela classe uma vez que as atividades que sugerimos
aqui contemplam leitura, escrita e interpretação simultaneamente.
Ampliando possibilidades
para os leitores
Para os alunos do ensino
fundamental e médio que já lêem com mais fluência textos diversos, o professor
pode propor outras atividades envolvendo textos de problemas. A primeira delas,
sem dúvida, é deixar que eles façam sozinhos a leitura das situações propostas.
A leitura individual ou em dupla auxilia os alunos a buscarem um sentido para o texto. Nessa leitura o professor pode indicar que cada leitor tente descobrir sobre o que o problema fala, qual é a pergunta, se há palavras desconhecidas.
Aí então é possível conduzir uma discussão com toda a classe para socializar as leituras, dúvidas, compreensões. Novamente não se trata de resolver o problema oralmente, mas de garantir meios para que todos os alunos possam iniciar a resolução do problema sem, pelo menos, ter dúvidas quanto ao significado das palavras que nele aparecem.
Assim, se houver um dado do problema, um termo que seja indispensável e que os alunos não conheçam ou não saibam ler, principalmente no início do ano, o professor deve revelar seu significado, proceder à leitura correta. Esse processo pára quando os alunos entendem o contexto dos problemas.
Nesse processo é possível ainda que o professor proponha aos alunos que registrem, no caderno ou em um dicionário, as palavras novas que aprenderam, ou mesmo aquelas sobre as quais tinham dúvida para que possam consultar em outras vezes que for necessário. Em relação àqueles termos que tenham significados diferentes em matemática e no uso cotidiano, o ideal é que sejam registrados no caderno dos alunos com ambos os significados, podendo inclusive escrever frases que ilustrem esses significados. Vejamos outras estratégias:
A leitura individual ou em dupla auxilia os alunos a buscarem um sentido para o texto. Nessa leitura o professor pode indicar que cada leitor tente descobrir sobre o que o problema fala, qual é a pergunta, se há palavras desconhecidas.
Aí então é possível conduzir uma discussão com toda a classe para socializar as leituras, dúvidas, compreensões. Novamente não se trata de resolver o problema oralmente, mas de garantir meios para que todos os alunos possam iniciar a resolução do problema sem, pelo menos, ter dúvidas quanto ao significado das palavras que nele aparecem.
Assim, se houver um dado do problema, um termo que seja indispensável e que os alunos não conheçam ou não saibam ler, principalmente no início do ano, o professor deve revelar seu significado, proceder à leitura correta. Esse processo pára quando os alunos entendem o contexto dos problemas.
Nesse processo é possível ainda que o professor proponha aos alunos que registrem, no caderno ou em um dicionário, as palavras novas que aprenderam, ou mesmo aquelas sobre as quais tinham dúvida para que possam consultar em outras vezes que for necessário. Em relação àqueles termos que tenham significados diferentes em matemática e no uso cotidiano, o ideal é que sejam registrados no caderno dos alunos com ambos os significados, podendo inclusive escrever frases que ilustrem esses significados. Vejamos outras estratégias:
·
apresentar aos alunos problemas com falta ou excesso de dados para
que eles analisem a necessidade ou não de informações no texto;
·
apresentar aos alunos o texto de um problema no qual falte uma
frase ou a pergunta, deixar que eles tentem resolver e que tentem completar
aquilo que falta para o problema ser resolvido;
·
apresentar um problema com frases em ordem invertida e pedir que
os alunos reorganizem o texto;
·
pedir que os alunos elaborem problemas com palavras que apresentam
sentidos diferentes quando utilizadas em matemática e no cotidiano: tira,
produto; domínio; diferença, etc.
Desejamos finalizar nossas
considerações com o alerta de que essas ações que o professor pode empreender
para tornar o aluno leitor de um problema não podem ser esporádicas, nem mesmo
isoladas. É necessário que haja um trabalho constante com essas estratégias, em
todas as séries escolares, pois será apenas enfrentando a formação do leitor e
do escritor como uma tarefa de todos os professores da escola, inclusive de
matemática, que criaremos oportunidades para que todos eles desenvolvam essas
habilidades que são essenciais para que possam aprender qualquer conceito, em
qualquer tempo. Ler e escrever nas diferentes disciplinas constitui uma das
chaves mais essenciais para a formação da autonomia a partir da escola.
Fonte: http://www.mathema.com.br/
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